• Dia Mundial da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

Breve historial

Leiria é uma das 186 delegações existentes no país e viu a sua formação em 23 de fevereiro de 1904 pela mão do General José Augusto da Costa Monteiro que comandava uma Brigada de Instrução do Exército nesta cidade.

No entanto, só no ano de 1945, é que se dá a enraização da Delegação, graças ao entusiasmo e dinamismo do médico leiriense Dr. Rui Acácio da Silva Luz, que disponibilizou as instalações do seu consultório, bem como os seus serviços e do pessoal de enfermagem, no Largo Cândido dos Reis.

Formada a Direção, presidida pelo então Coronel José Pereira Pascoal, começou o desenvolvimento da Delegação.

Dos serviços que, no âmbito do espírito da Cruz Vermelha, esta Delegação vem prestando à comunidade, salienta-se os prestados pelo Corpo de Voluntários da sua extinta Unidade de Socorro, cuja criação data de 19 de Outubro de 1984.

A Unidade de Socorro foi extinta dando lugar às Equipas de Emergência (Equipa de Socorro e Transporte, Equipa de Apoio à Sobrevivência e Equipa de Apoio Logístico), que são formadas por um esforçado e dedicado grupo de Voluntários.

A Delegação coopera, a pedido das autoridades e por determinação dos órgãos próprios da CVP, na proteção às vítimas de calamidades de qualquer natureza a nível nacional. Executa ações de prevenção, socorro e proteção da vida e da saúde.

Colabora na prevenção e reparação de danos causados por acidentes catastróficos, calamidades públicas, flagelos sociais, epidemias, doenças de elevada incidência e outros desastres ou sinistros com acontecimentos semelhantes.

A Delegação de Leiria tem cerca de 150 Voluntários visando quatro vertentes: Emergência, Social, Juventude e Apoio Geral.

Powered by jms multisite for joomla